segunda-feira, 26 de março de 2018

Tatuagens duram a vida toda

Resultado de imagem para homem mais tatuado do mundoReportagem modificada de: VEJA Saúde 

Você já parou para pensar no porquê as tatuagens duram a vida inteira e são tão difíceis de remover – mesmo com lasers – se a nossa pele se regenera tão rapidamente? Basicamente, nosso corpo trata a tatuagem como uma infecção. A tinta injetada na pele é ‘engolida’ pelos macrófagos, células de defesa do organismo, como se fosse um patógeno invasor.
Se a nossa pele passa por um ciclo de regeneração constante, no qual as células ‘velhas’, incluindo os macrófagos, morrem para serem substituídas por novas, seria lógico que o pigmento da tatuagem desaparecesse junto com essas células.

Renovação constante
De acordo com o estudo publicado no periódico científico Journal of Experimental Medicine, a tinta ‘ingerida’ pelo macrófago é liberada na derme, camada intermediária da pele, quando ele morre e é absorvida pelas células circundantes. Esse ciclo continua praticamente para sempre. Na prática, isso significa que a tatuagem se renova junto com a pele.

A descoberta dos pesquisadores da Universidade Aix Marseille, na França, refuta as teorias anteriores de que o pigmento tatuado mancha a pele, ligando a permanência de uma tatuagem à longevidade celular, em vez da regeneração celular. “Nós também demonstramos que as partículas de pigmento da tatuagem podem sofrer ciclos sucessivos de captura-liberação-recaptura sem desaparecerem”, explicaram os autores do estudo em seu artigo.

Imagem relacionadaRemoção
Essa teoria ainda precisa ser testada em humanos – até o momento, a hipótese se comprovou apenas em roedores. Mas os pesquisadores acreditam que os resultados se aplicam a humanos e que eles podem indicar formas mais efetivas de remoção de tatuagens, como a remoção cirúrgica dos macrófagos cheios de tinta, em conjunto com o laser.





FONTE(S):  VEJA Saúde (https://veja.abril.com.br/saude/saiba-porque-tatuagens-duram-a-vida-inteira/); Imagens --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).

quinta-feira, 22 de março de 2018

Cães e saúde humana

Reportagem modificada de: Quero Viver Bem

Um cachorro pode ser um excelente remédio para quem sofre de depressão, também pode evitar o surgimento de doenças coronárias, amenizar a hipertensão e a obesidade, entre vários outros benefícios.

E sim, eles fazem tudo isso e não exigem nada em troca, afinal, o que eles mais querem é ver seus donos felizes e saudáveis. Não é à toa que eles são considerados nossos melhores amigos! Veja abaixo alguns dos benefícios dos cães para a saúde humana.


Asma e Alergias
Resultado de imagem para cachorro e crianças sujasAlguns pais preferem não ter cachorros em casa justamente por que acham que os pelos dos cães ajudam a desenvolver alergia nas crianças. Mas estudos feitos recentemente revelam o contrário.

Um exemplo disso é uma pesquisa publicada pela revista americana “Pediatrics”, que revela que os bebês que convivem com cães tem menos chances de apresentar infecções nos ouvidos e problemas respiratórios, do que aquelas crianças que não convivem com bichos de estimação.
Outro estudo, publicado na revista Clinical & Experimental Allergy, mostra que crianças que têm um cachorro em casa têm 50% menos de chances de desenvolverem alergias e asma do que aquelas crianças que não possuem cães.

Um estudo realizado pela Universidade de Maryland, Estados Unidos, mostra que a presença de um cachorro em casa ajuda a reduzir significativamente a pressão arterial de seus donos que sofrem de hipertensão, principalmente por que os cães ajudam os donos a praticarem atividades físicas e também melhoram o humor deles, o que contribui para diminuir a pressão.

Além disso, o bem-estar que os cães proporcionam aos seus donos reduz os níveis de adrenalina relacionados ao aumento da pressão arterial, e libera acetilcolina – neurotransmissor que causa a diminuição da pressão e aumenta a sensação de tranquilidade.

Depressão
Pessoas que sofrem de depressão podem melhorar significativamente quando convivem com cachorros. Isso por que, elas se sentem menos solitárias, se distraem mais, brincam mais, e recebem mais carinho. Além disso, os donos de animais de sentem mais valorizados e amados.
Quando uma pessoa passa seu tempo com um bichinho de estimação, ela produz mais hormônios como a ocitocina, a prolactina e a serotonina, responsáveis por melhorar o humor e diminuir os sintomas da depressão.

Resultado de imagem para cachorro e atividade fisicaCoração
Ter um cãozinho em casa faz muito bem para o coração. Os donos de cães são mais felizes, menos nervosos e geralmente praticam mais exercícios físicos, reduzindo a pressão sanguínea, o colesterol e até mesmo a gordura localiza. Além de prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares.

A interação com os cães aumenta a sensação de bem-estar e diminui os níveis de cortisol – hormônio relacionado ao estresse. Assim, as pessoas que convivem com cães se sentem menos ansiosas ou nervosas. As brincadeiras dos pets e a alegria deles ao receber seus donos em casa deixam as pessoas mais felizes, causando sensação de tranqüilidade.

Um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York testou níveis de tensão em pessoas em três situações: com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal. O resultado mostrou que as pessoas quando estavam com seus pets se mostravam mais tranquilas e menos estressadas.

FONTE(S):  Site Quero viver Bem; Imagens --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).