Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são despejados na circulação diferentemente das secreções produzidas pela Glândula exócrina.
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Abaixo seguem alguns fatos interessantes que podem surpreendê-lo sobre o sistema endócrino humano
Curandeiros tradicionais chineses praticavam endocrinologia há mais de 2.000 anos
Endocrinologia é o ramo da biologia e da medicina que se concentra sobre o sistema endócrino, e embora o termo "endócrino" e "endocrinologia" não tenham vindo a uso comum até 1800, o estudo da endocrinologia pode ser rastreada até à China há mais de 2.000 anos.
Em 200 a.C., os curandeiros chineses extraíam hormonas hipofisárias da urina humana, usando o gesso mineral sulfato e a composto químico saponina (derivado das sementes de uma planta com flor) . Eles usavam esses extratos para fins medicinais.
O sistema endócrino é, por vezes, culpado pela osteoporose
A osteoporose é uma doença comum em pessoas de idade, tornando os ossos menos densos e mais propensos a fraturas. Embora a osteoporose seja muitas vezes vista como estritamente um distúrbio ósseo, muitas vezes cai sob o tratamento de endocrinologistas por causa das suas causas subjacentes.
Em particular , as mulheres na pós-menopausa, por vezes, desenvolvem a doença devido aos seus baixos níveis da hormona estrogênio, que ajuda a manter a massa óssea. Em tais casos, a osteoporose pode ser tratada com terapia de substituição hormonal.
A condição pode também surgir como resultado de outras doenças endócrinas, tais como hipertiroidismo (tireoide hiperativa) . As pessoas com tais condições são consideradas como tendo "osteoporose secundária".
O álcool tem efeitos generalizados sobre o sistema endócrino
É bem sabido que o álcool pode afetar a sua saúde de uma série de maneiras, tais como diminuir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral ( se consumido em doses baixas) e danificar o seu fígado. Mas os cientistas já sabem há décadas que o álcool também tem efeitos generalizados sobre o sistema endócrino.
Por exemplo, o álcool pode prejudicar a regulação dos níveis de açúcar no sangue, interferindo com certas hormonas, reduzir os níveis de testosterona em homens ao danificar os testículos e aumentar o risco de osteoporose ao mexer com uma hormona reguladora do cálcio chamada hormona da paratireoide.
Stress coloca o sistema endócrino em alta velocidade
Em resposta ao estresse, o sistema endócrino segrega rapidamente várias hormonas em níveis mais elevados do que o normal, a fim de ajudar o corpo a mobilizar mais energia e se adaptar às novas circunstâncias.
Por exemplo, o eixo pituitário-adrenal começa a libertar adrenalina para aumentar o volume de sangue bombeado pelo coração e o fluxo de sangue para os músculos esqueléticos. E durante o stress físico agudo, a hipófise também pode aumentar a secreção da hormona do crescimento, o que aumenta a atividade metabólica.
Mas eventos estressores prolongados, ou frequentes, podem levar a um certo número de doenças endócrinas, incluindo a doença de Graves, a disfunção das gónadas e a obesidade, de acordo com um artigo de 2011, no Indian Journal of Endocrinology and Metabolism.
Nem todas as hormonas provêm do sistema endócrino
Os oito glândulas secretoras de hormonas do sistema endócrino são as glândulas supra-renais, o hipotálamo, pâncreas, glândula paratireoide , glândula pineal, hipófise, glândulas reprodutivas (ovários e testículos) e glândula tireoide.
No entanto, alguns outros órgãos e tecidos que não são geralmente consideradas como parte do sistema endócrino também produzem e segregam hormonas. Por exemplo, a placenta de uma mulher grávida secreta algumas hormonas, incluindo estrogênio e progesterona.
E o estômago liberta a hormona de indução de fome, grelina, e a hormona gastrina, que estimula a secreção de ácido gástrico.
FONTE(S): Site --> Ciência Online (http://www.ciencia-online.net/2013/10/11-fatos-sobre-sistema-endocrino.html); Site --> https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_end%C3%B3crino; Imagem: Site --> Educação . Biologia (http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/sistema-endocrino.html).
Amei,me ajudou muito a fazer o meu trabalho da feira de ciencias!!!
ResponderExcluir