segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dicas para cuidar de problemas gastrointestinais

Reportagem: Hospital Samaritano de São Paulo



Veja algumas dicas para reduzir os desconfortos causados pelos problemas gastrointestinais.

Você dedica mais de 10 horas por dia ao trabalho? Alimenta-se rápido e come fast food ou outros tipos de comidas gordurosas com frequência? Vive correndo contra o tempo e está sempre se sentindo irritado ou pressionado? Suas noites de sono não são mais as mesmas e raramente você acorda descansado?
Se você respondeu “sim” para mais de duas perguntas, provavelmente também sofre com frequência algum tipo de dor no estômago e desconforto intestinal.

Por isso, veja quatro dicas para reduzir as manifestações desses problemas gastrointestinais e desfrutar de uma vida mais saudável.

– Valorize o horário das refeições


Estamos correndo o tempo todo contra o relógio para conseguir dar conta de todos os compromissos ao longo do dia e isso, provavelmente, não vai mudar. Mas, se há um momento que deve ser valorizado, é o das refeições. Na hora do almoço ou do jantar, pare o que está fazendo e procure comer devagar, mastigando bem os alimentos. É importante também optar por uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.




– Controle seu estado emocional

Algumas situações nos tiram do sério e acabamos somatizando as emoções, o que prejudica nossa própria saúde. “O estresse aumenta o estímulo de produção do ácido clorídrico pelo estômago. A associação da ingestão de fast food com longos períodos em jejum é a fórmula exata para quadros de gastrite, úlcera gástrica ou úlcera duodenal”, explica o Dr. André Ibrahim David, coordenador do Núcleo de Gastroenterologia do Hospital Samaritano de São Paulo.


– Priorize as horas de sono



O problema que não foi resolvido durante o dia provavelmente não terá uma resposta ao longo da madrugada. Por isso, condicione-se a investir seu tempo em horas de descanso para que seu corpo e mente possam se recuperar. Com o sono em dia, o sistema imunológico fica mais resistente, dificultando o surgimento de doenças.




– Mexa-se!

A prática de exercícios físicos é uma excelente opção para cuidar da saúde do organismo e aliviar o estresse. Converse com seu médico e avalie o tipo de atividade mais indicada para o seu caso e comece a se mexer!



FONTE(S): Hospital Samaritano de São Paulo (http://www.samaritano.org.br/4-dicas-para-cuidar-de-problemas-gastrointestinais-gastro/);  Imagens --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).

Nenhum comentário:

Postar um comentário