segunda-feira, 21 de março de 2016

O que pode prejudicar o sono?

Texto: Lucas de Campos, acadêmico do  Termo de Enfermagem, AJES, Campus Juína-MT. 
Reportagem: BBC Brasil


O sono é um dos momentos mais esperados por muitos, porém uma série de problemas pode prejudicar o tão esperado descanso. Além de ser muito importante para a saúde o sono ajuda no funcionamento do metabolismo, quem não tem uma boa noite de sono pode desencadear várias complicações para seu corpo, sendo assim se faz necessário saber o que pode atrapalhar sua duração e qualidade.

Quando deitamos para dormir nosso corpo inicia diversos processo que iram facilitar e melhorar o sono, um deles é o bloqueio dos sentidos, que é feito pelo cérebro, para que os pensamentos e movimentos paralelos sessem. Porém alguns barulhos podem passar essa barreira natural causando assim desconforto, o que leva a dificuldade de se dormir rapidamente. 


Decorrentes 30 minutos de sono entramos em uma nova fase, onde o cérebro possui maior resistência aos ruídos externos, sendo um dos únicos motivos capaz de atrapalhar essa fase, o chamado do nome em voz alta.

Rotinas irregulares também prejudicam o sono, pois confundem nosso relógio biológico, que diz quando estamos cansados. A luz é seu maior e melhor sincronizador, pois ambientes mais escuros são mais propícios ao sono e melhoram sua qualidade. 

O hormônio do sono é produzido em pequenas quantidades durante o dia, deixando assim as pessoas mais dispostas na presença da luz. Uma das técnicas para se dormir de dia é fechar as janelas e cortinas deixando o ambiente mais escuro.

A temperatura ideal tem grande influência no sono, ambientes mais frios são melhores, pois o próprio corpo diminui cerca de meio grau da temperatura corporal normal. Entretanto, um quarto muito frio nos deixa com dificuldades para dormir, porque ficamos inquietos.

Algumas comidas e bebidas são estimulantes no organismo, afetando assim o sono, como é o caso da cafeína e do álcool, pois ficam mais tempo nos sistemas do corpo, e ainda podem diminuir os ciclos da REM (movimento rápido dos olhos) que geralmente tem sete fazes. As reações feitas pela digestão de alguns alimentos complicam o sono, uma vez que iniciam a produção de adrenalina. 

As proteínas são transformadas em aminoácidos demorando mais para serem absorvidas, dificultando o sono. Já os carboidratos são digeridos mais rapidamente no organismo. 

Pensamentos paralelos, ansiedade e o estresse são inimigos do sono, pois deixam a mente ocupada prejudicando o bloqueio dos sentidos, causando assim a perca de noção do tempo. Uma das recomendações feita pelos especialistas e tentar distrair a mente com alguma atividade relaxantes.
Diversas doenças podem ser desencadeadas por noites mal dormida, como a gripe ou o resfriado, a depressão, a redução de fertilidade e o tão temido ganho de peso.


Agora que você já conhece alguns danos que a falta de sono provoca, procure ter uma boa alimentação, uma rotina normal e fazer exercícios físicos regularmente, facilitando e melhorando seu descanso diário.




FONTE(S): BBC Brasil Saúde (http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141124_sono_problemas_lab); Imagem --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).

Nenhum comentário:

Postar um comentário