sexta-feira, 13 de maio de 2016

Tecido nervoso: neurônio e células da glia uma visão geral

Texto: Lucas de Campos, acadêmico do 1º Termo de Enfermagem, AJES, Campus Juína-MT. 



O tecido nervoso é um dos principais tecidos do corpo de qualquer animal, pois ele proporciona reação perante estímulos, que excita a atividade num organismo. Além de receber estímulos o tecido nervoso ainda busca a melhor maneira de responder essas excitações. Ele é formado pelos neurônios e as células da glia.


Os neurônios são responsáveis por receber e transmitir estímulos nervosos, fazendo com que o corpo responda as alterações sofridas por essas ações. Eles apresentam uma estrutura longa, formada por dendritos e axônio. Os dendritos são ramificações que recebem estímulos, enquanto o axônio faz a transmissão desses estímulos para os outros neurônios.


As células de glia são morfologicamente menores que os neurônios e quantitativamente maiores, a cada um neurônio estão 10 células da glia. Elas possuem diferentes funções como suporte e nutrição para os neurônios. As células da glia podem ser divididas em astrócitos, micróglias, oligodendrócitos, células de Schwann e células ependimárias, onde cada uma tem diferentes especialidades diferentes.
Os astrócitos dão suporte mecânico e fornecem alimento, as micróglias fagocitam detritos e restos celulares, os oligodendrócitos fazem a formação e a manutenção da bainha de mielina- responsável por controlar a velocidade de condução dos impulsos nervosos-, as células de Schwann que produzem essa bainhas de mielina nos axônios do SNP (sistema nervoso periférico) e as células ependimárias produzem o líquor- responsável pela proteção do SNC. 

Além disso, pesquisas recentes demostram que as células da glia são de suma importância para a constituição de lembranças e também pela recuperação de danos neurológicos.

O tecido nervoso é, portanto, um dos mais importantes no corpo do ser humano, pois ele que recebe e transmite os estímulos proporcionados pelo meio para que haja uma devida resposta para cada um desses. As trocas de informações acontecem através de sinapses químicas realizadas pelos neurônios que são alimentados pelas células da glia.


FONTE(S): Portal Educação  (http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/celulas-da-glia-ou-neuroglia/63552); Só Biologia (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio27.php); Imagens --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).

Nenhum comentário:

Postar um comentário