segunda-feira, 18 de julho de 2016

Por que a barriga ronca?

Reportagem: Cintia Baio
Colaboração para o UOL 29/06/2016

Aquele famoso e, às vezes, constrangedor barulho parecido com um ronco que nossa barriga costuma fazer, principalmente, quando está vazia é causado pela movimentação de bolhas de ar e líquidos dentro do estômago e do intestino delgado (composto pelo duodeno, jejuno e íleo).

Juntos, eles fazem parte de nosso trato gastrointestinal, que é um conjunto de órgãos e estruturas responsável por digerir alimentos, absorver nutrientes e eliminar o que o corpo não precisa. 

Por serem formados por uma estrutura lisa, esses órgãos precisam fazer uma espécie de contração muscular, conhecida como movimentos peristálticos, para provocar o avanço do conteúdo que está dentro deles (como os líquidos e alimentos).

O problema é que além da comida e dos líquidos, bolhas de ar também se acomodam no interior desses órgãos. Durante os movimentos peristálticos, essas bolhas se movimentam, causando o barulho. 

E tudo fica em alto e bom som porque quando a musculatura do estômago se contrai, as paredes do abdômen se transformam em um "amplificador do som". Por isso, em pessoas magras esses sons ficam ainda mais perceptíveis, já que possuem uma camada de gordura menor.

Embora o "ronco" possa acontecer a qualquer momento, ele é mais comum nos períodos em que passamos muito tempo sem comer. Isso acontece porque, quando estamos com fome, há menos alimento e mais bolhas de ar no interior desses órgãos.

Além disso, quando não estamos comendo, os movimentos peristálticos dos órgãos se intensificam para limpar o intestino de resíduos de comida e restos de secreção digestiva, deixando-o preparado para a próxima refeição. Com mais movimentos, mais bolhas de ar e menos comida, as chances de "passarmos vergonha" com aquele barulhão aumentam.

E o ronco pode aparecer até mesmo durante a digestão, já que ao nos alimentarmos, ingerimos ar com a bebida e a comida. Quando o ar passa pelo tubo digestivo, ele se junta aos líquidos e também causa o barulho.

Como evitar
Embora seja algo natural do organismo, algumas atitudes simples podem ajudar a reduzir os sons. A primeira delas é não passar muitas horas em jejum. Procure comer a cada três horas. Mastigar bem os alimentos também ajuda a misturar melhor os sólidos e os líquidos e não produzir tantos gases.


domingo, 10 de julho de 2016

Os benefícios das férias para a saúde

Reportagem: Bem-Estar Terra


Todo mundo quer tirar férias, viajar e relaxar. Mas o que nem todos sabem é que estudos comprovam que tirar uns dias do trabalho faz muito bem à saúde.

 


Menos estresse
Apenas um dia jogando golfe ou um final de semana de folga ajuda a reduzir os hormônios do esteresse e diminuir a pressão arterial. Então, imagine o que uma semana ou mais poderia fazer por você? Desde aparentar ser mais jovem até espantar alguns resfriados e gripes durante o ano. Além disso, o estresse é um dos fatores que podem levar a quilos a mais, então, relaxar ainda pode ajudar você a eliminar os excessos na balança.



Resultado de imagem para menos estresseCoração mais saudável
Um estudo da The Framinghammostrou que as mulheres que tiram pelo menos duas férias ao ano são oito vezes menos propensas a ter doenças do coração. Já outra pesquisa feita com homens que tinham altos riscos de desenvolver condições cardíacas mostrou que quem não tira férias nem uma vez por ano tem 32% mais chances de morrer de um ataque do coração.

Mais tempo com a família
Uma pesquisa reportou o impacto positivo que as férias têm no âmbito familiar. Sair da rotina estressante do dia a dia ajuda a criar novos laços em família, que duram até mesmo após as férias terminarem.

Melhor no trabalho
As férias podem ser o tempo que você precisa para renovar as energias e até mesmo se tornar melhor no trabalho, principalmente se deixar a tecnologia um pouco de lado e colocar o sono em dia. A explicação é que o estresse pode impactar na hora de tomar decisões, segundo estudo da National Institutes of Health. Depois de alguns dias livre do estresse do dia a dia, você se sentirá capaz de tomar decisões mais fundamentadas no trabalho.


Você mais feliz
Um estudo da Wisconsin mostrou níveis mais baixos de tensão e depressão em mulheres que tiraram férias com mais frequência (uma ou duas vezes ao ano), em comparação àquelas que esperam intervalos maiores para tirar uma nova folga. O fato é que o simples ato de antecipar as férias pode deixar você mais feliz.



FONTE(S): Bem-Estar Terra (https://saude.terra.com.br/bem-estar/site-lista-5-beneficios-que-tirar-ferias-traz-a-saude,398a357accddf310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html); Imagens --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Alerta: Uso indiscriminado de laxante

Reportagem: Do CCM Saúde

Muitas pessoas costumam relacionar o uso do laxante ao emagrecimento, porém ele colabora com a desidratação e não com o emagrecimento. Sua ação faz a limpeza do intestino, o que gera a sensação de perda de peso já que a barriga fica menor. 

Riscos de usar laxante para emagrecer
Os laxantes de contato não devem ser usados constantemente, já que há o risco de viciarem o intestino. Além disso, alguns laxantes podem causar diarreia, culminando em desidratação. Por isso, é fundamental que o laxante seja utilizado para emagrecer apenas em casos de recomendação médica. Para casos de intestino preso, o recomendável é consumir alimentos ricos em fibras. 

Males causados pelo laxante para emagrecer
Ao fazer uso de laxantes na tentativa de emagrecer, uma pessoa corre riscos de ter doenças cardíacas e também renais, como a síndrome da má absorção. 

Como melhorar o funcionamento do intestino
Em vez de ingerir laxantes para esvaziar o intestino, o mais recomendável é se alimentar de maneira adequada, ingerir muita água e alimentos com fibras, como frutas e aveia, além de praticar exercícios físicos, que aceleram o trânsito intestinal e estimulam a perda de peso. 


Chás laxativos e seus riscos
Na tentativa de emagrecer, é comum algumas pessoas tomarem chás que prometem emagrecer, pois têm efeito laxativo, mas seu uso abusivo traz riscos para o organismo, principalmente devido às substâncias das plantas que são usadas, que podem causar irritação da mucosa intestinal. 


FONTE(S): CCM Saúde (http://saude.ccm.net/faq/7158-laxante-emagrece-mito-ou-verdade); Imagens --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).