O sistema esquelético é o responsável por promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.
O esqueleto humano adulto é constituído por cerca de 206 ossos. O esqueleto sustenta o corpo, protege órgãos diversos e está associado a muitos dos movimentos que executamos. O ser humano e os outros animais vertebrados se locomovem das mais diversas formas e para os mais diversos fins.
O esqueleto ósseo, além de sustentação corporal, apresenta três importantes funções:
Reservas de sais minerais, principalmente de cálcio e fósforo, que são fundamentais para o funcionamento das células e devem estar presentes no sangue. Quando o nível de cálcio diminui no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência.
Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva.
No interior de alguns ossos (como o crânio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeças dos ossos do braço e coxa), há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da vida intra-uterina. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento. Entre os 18 e 20 anos, essas regiões cartilaginosas se ossificam e o crescimento cessa. Nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante (na ponta do nariz, orelha, laringe, parede da traqueia e extremidades dos ossos que se articulam).
Confira agora algumas curiosidades sobre o esqueleto:
Ao contrário do que muitos pensam, os ossos são formados por tecidos vivos. O tecido que forma os ossos é um tipo especial de tecido conjuntivo, denominado de tecido ósseo. Esse tecido possui células chamadas de osteócitos, osteoblastos e osteoclastos, além de um material extracelular calcificado.
O esqueleto humano e os dentes possuem 99% do cálcio presente no organismo.
A falta de cálcio na infância causa um problema conhecido como raquitismo. Verifica-se, em casos de raquitismo, que os ossos não crescem de maneira normal, e as extremidades dos ossos longos deformam-se.
O esqueleto do adulto possui 206 ossos, porém, uma criança após o seu nascimento possui, em média, 270 ossos. Isso acontece porque, depois de algum tempo, muitos ossos fundem-se, formando apenas um.
O maior osso do esqueleto humano é o fêmur. Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm.
O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg.
O osso mais forte e mais longo da face é a mandíbula. Além disso, é o único osso móvel do crânio.
Em um adulto, observa-se no esterno, nas vértebras, nas costelas e na pelve a presença da medula óssea vermelha, a qual se relaciona com a produção de células do sangue.
Mais curiosidades no vídeo abaixo:
FONTE(S): Texto modificado de: Só biologia (https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico.php); Texto modificado de: Escola kids (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/10-curiosidades-sobre-esqueleto.htm); Imagens --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).
Nenhum comentário:
Postar um comentário