quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Sobre as Vitaminias

Resultado de imagem para Casimir Funk

A palavra vitamina foi criada pelo bioquímico polônes Casimir Funk, baseado na palavra latina vita (vida) e no nome do composto químico amina.

Vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais de que o organismo necessita em pequenas quantidades. É denominado vitamina quando o organismo não consegue sintetizar esse composto em quantidades suficientes, pelo que tem que ser obtido através da dieta. Assim, o termo "vitamina" dependem das circunstâncias de cada organismo específico. Por exemplo; o ácido ascórbico, uma forma de vitamina C, é uma vitamina para os seres humanos, mas não para a maior parte dos animais. 

Por convenção, o termo "vitamina" não inclui nem outros nutrientes essenciais, como os sais minerais, ácidos gordos essenciais ou aminoácidos essenciais (que são necessários em maior quantidade do que as vitaminas), nem o grande número de outros nutrientes que promovem a saúde, mas são necessários em menor frequência para manter a saúde do organismo.

Imagem relacionada
Atualmente são reconhecidas treze vitaminas. As vitaminas são classificadas de acordo com a sua atividade biológica e química, e não pela sua estrutura. Assim, cada vitamina refere-se a uma série de compostos vitâmeros que mostram a atividade biológica associada a uma determinada vitamina. Cada conjunto destes compostos químicos é agrupado num título de descritor genérico ao qual é atribuída uma letra. Por exemplo, a vitamina A inclui os compostos retinal, retinol e quatro carotenoides conhecidos. Estes vitâmeros são convertidos para a forma ativa da vitamina no corpo e, por vezes, são conversíveis entre si.

Existem duas categorias de vitaminas: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As hidrossolúveis são as vitaminas solúveis em água (todas as vitaminas B e a vitamina C) e são absorvidas diretamente pela corrente sanguínea. As lipossolúveis são solúveis em gordura (vitaminas A, D, E e K) e tem mais dificuldade para entrar na corrente sanguínea.

Seguem alguns dados:


Resultado de imagem para vitaminas naturaisMais de dois bilhões de pessoas no mundo tem deficiência de um ou dois tipos de vitamina.
Em comparação com as verduras cruas, as cozidas tem 70% menos vitamina C e 40% menos vitaminas do tipo B.
O alimento que possui a maior quantidade de vitaminas é o fígado (de ganso, galinha, boi, de qualquer tipo).
Os alimentos mais ricos em vitamina A são: agrião, pepino, cenoura (possui caroteno, substância que é transformada em vitamina A), abóbora (também rica em caroteno), almeirão, quiabo, batata-doce, tomate, manga, melão, queijos e fígado.
Os que possuem altas taxas de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6…) são: carne de boi, batata, quiabo, beterraba, inhame, mandioquinha, espinafre, ovo e, para variar, fígado.
Os ricos em vitamina C são: laranja, limão, quiabo, pepino, palmito, maçã, batata, repolho, tomate, acerola (o campeão de vitamina C), couve, morango, kiwi e fígado, entre outros.
Os campeões em vitamina D: peixes de água salgada e fígado.
Os mais generosos em vitamina E: cereais em grãos, nozes, amêndoas, gérmen de trigo, margarina e leite.




Resultado de imagem para vitaminasOs mais ricos em vitamina K são: batata, mandioca, milho, ameixa, uva e mamão.
Alimentos com maior quantidade de ácido fólico: amendoim, chicória, melão, nozes, castanha, ervilha, cogumelos e fígado.
Os campeões de biotina são: iogurte, nozes, laranja, gérmen de trigo e fígado.
Para pessoas que fazem trabalhos braçais extenuantes e praticam exercícios físicos com frequência, os médicos recomendam doses 10 vezes maiores de vitamina C e do complexo B.




Você sabia que fumantes tem necessidade maior de vitamina C? Isso acontece por que a maior parte da vitamina C ingerida pelo tabagista é eliminada pela nicotina do cigarro.Quanto ao alcoólatras, ele tem maior dificuldade de ingerir as vitaminas do complexo B. É por isso que os médicos sempre recomendam altas doses desse tipo de vitamina para essas pessoas.
Resultado de imagem para Linus Pauling


O cientista Linus Pauling (1901-1994) sempre recomendou doses maciças de vitamina C. Segundo ele, a vitamina do tipo C evita uma vasta gama de doenças e rejuvenesce. Os cientista ainda tem dúvidas a respeito das propriedades milagrosas desse tipo de vitamina. O fato é que Pauling viveu 93 anos, a maior parte deles com muita saúde. 




Os cientistas descobriram que vitamina C em excesso aumenta o risco de cálculos renais. Mas nada comparável com o de vitamina E, que pode provocar hemorragias. Outras vitaminas que prejudicam o organismo se ingeridas em excesso são a B9, B6 e A.
Resultado de imagem para suplementos vitamínicos
A venda de suplementos vitamínicos rende U$ 76 bilhões por ano, mais do que a indústria da perfumaria. E olha que esse mercado aumenta cerca de 6% ao ano. No Brasil, esse crescimento é de 20% anuais.



Uma recomendação: não adianta ingerir doses maciças de vitaminas, pois o excesso costuma ser eliminado pelo organismo. As vitaminas essenciais são encontradas numa alimentação variada e saudável.

A melhor forma de fazer uma refeição variada e saudável é diminuindo as gorduras e dando prioridade para os carboidratos e vitaminas. Quanto mais colorido for o prato, melhor.

FONTE(S): https://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina; https://www.sabedoriaecia.com.br/saude/dados-informacoes-e-curiosidades-muito-interessantes-sobre-as-vitaminas/; https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/544698/13-curiosidades-sobre-vitaminas; Imagens --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).

3 comentários: