segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Curiosidades Sobre a Gastrite



A gastrite é uma inflamação das paredes do estômago que pode produzir sintomas como dor de estômago, indigestão e arrotos frequentes. A gastrite possui diversas causam que incluem o abuso do álcool, ingestão de anti-inflamatórios por longa data, estresse e nervosismo.

O tratamento da gastrite é feito associando uma dieta adequada aos medicamentos receitados pelo gastroenterologista para diminuir a acidez do estômago, proteger a mucosa inflamada e diminuir a dor.




A gastrite pode ser classificada como sendo:

Gastrite nervosa: quando os sintomas surgem no momento em que o indivíduo encontra-se sob estresse e ansiedade;
Gastrite aguda: quando surge de forma repentina, podendo ser causada por uma doença ou por uma lesão grave e súbita;
Gastrite crônica: quando vai se desenvolvendo ao longo do tempo;
Gastrite erosiva: quando além da inflamação há algum esboço de lesão nas camadas mais internas do estômago devido ao uso de medicamentos, doença de Crohn ou infecções causadas por vírus ou bactérias,
Gastrite enantematosa: quando além da inflamação, há lesão nas camadas mais internas do estômago, mas que ainda não pode ser classificada como úlcera.

Seja qual for o tipo de gastrite, seu tratamento terá sempre o objetivo de desinflamar as paredes do estômago e cicatrizar as lesões da mucosa interna do estômago.

Conheça agora alguns mitos e verdades sobre a Gastrite.
Reportagem: Mirthyani Bezerra, Do UOL, em São Paulo 13/07/2015

 - Mascar chiclete dá gastrite?
MITO. Os especialistas ouvidos pelo UOL foram unânimes ao afirmar que o ato de mascar chicletes não está relacionado ao desenvolvimento de inflamações na mucosa do estômago. "A pessoa pode ter outros problemas de saúde relacionados à ingestão do açúcar. Mas, não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da gastrite", disse Ramiro Mascarenhas, presidente da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva).

 - Ficar sem comer dá gastrite?
PARCIALMENTE VERDADE. Se alimentar em períodos espaçados pode se refletir no estômago. "Quando o alimento chega ao estômago depois de um longo tempo sem se alimentar, a quantidade de suco gástrico aumenta. Isso pode gerar dor e desconforto", explica Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Já Ramiro Mascarenhas, presidente da Sobed, afirma que apesar de fazer mal para o organismo como um todo, não significa que esse hábito vá causar uma gastrite.

 - Estresse causa gastrite?
MITO. Na verdade, o estresse está mais relacionado ao refluxo, que é quando o ácido do estômago sobe para o esôfago em vez de seguir o caminho da digestão. Muitos dos sintomas do refluxo podem ser confundidos com gastrite. "Além disso, todo mundo tem um órgão de choque no organismo. Tem gente que tem queda de cabelo quando se estressa e tem gente que tem dor no estomago", afirma Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.


 - Tomar café pode causar gastrite?
VERDADE. Assim como o cigarro, o álcool e a pimenta, o café pode, sim, gerar uma irritação na mucosa do estômago. "É uma gastrite leve que pode passar ou pode aumentar, isso vai depender de vários fatores e dos mecanismos de defesa do estômago da pessoa", explica Matheus Azevedo, gastroenterologista do Hospital 9 de Julho.



 - Comer muita fritura causa gastrite?
PARCIALMENTE VERDADE. Alimentos ricos em gordura exigem mais do organismo para serem digeridos e, por isso, tendem passar mais tempo no estômago. "A sensação de empachamento pode ser confundida com gastrite, mas, na verdade, a pessoa só tem uma dieta inadequada", diz Ramiro Mascarenhas, presidente da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva). Para Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, esse alimentos tanto podem piorar o quadro de quem já sofre de gastrite como pode desencadear o problema.


 - Gastrite pode evoluir para úlcera?
MITO. É a infecção pelo H-pylori ou a ingestão de analgésicos que podem levar ao desenvolvimento de uma úlcera, não uma gastrite. "Existe uma associação entre as duas, mas a gastrite não é a causa da úlcera, é a bactéria, no caso de infecção pelo H-pylori", explica Ramiro Mascarenhas, presidente da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva).

 - Remédios podem causar gastrite?

VERDADE. "Anti-inflamatórios interagem com substâncias presentes na mucosa do estômago, diminuindo a sua presença, o que pode causar inflamação e até úlcera", afirma Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.




 - Tomar leite alivia dor no estômago?
VERDADE. Segundo Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o leite é alcalino e por isso neutraliza momentaneamente a acidez no estômago, responsável pela sensação de desconforto. Mas, segundo o gastroenterologista do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, Matheus Azevedo, a ingestão não é aconselhada. "O leite é gorduroso e, por isso, tende a exigir ainda mais do estômago para ser digerido. Leite não é tratamento. Quem tem uma dor persistente no estômago precisa procurar um especialista", afirma.


FONTE(S): UOL Saúde e Notícias (http://noticias.uol.com.br/ciencia-e-saude/); Site --> Tua Saúde (http://www.tuasaude.com/gastrite/); Imagem --> Internet (www.google.com.br/imghp?hl=en).

3 comentários:

  1. Eu tenho hérnia de hiato,no estômago,e faz tempo que eu não faço uma endoscopia digestiva, e tem uns dias que eu não.tou me sentindo bem por causa de azia no estômago que tá queimando muito o estômago, e eu gostaria de saber pq quando eu bebo água a azia piorar, a queimação ,que eu não aguento tanto queimou,por favor.eu presico saber se o que tá acontecendo com meu estômago, se eu presico passá no médico com urgência,ah eu esqueci te falar pela manhã eu tou tomando o remédio Omeprazol, aí o dia que eu não tomo aí fico ruim do estômago , e queimação muito forte, bjs e.aguardo se possível a resposta,(obrigado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.
      Infelizmente não poderei ajudar, não sou formado nas ciências médicas. Se possível procure de um Médico especialista, este ajudará com um diagnóstico e irá prescrever um tratamento preciso para a sua enfermidade.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir